« Voltar

03/12/2014

Evento sensibiliza empresários para a temática da sucessão das organizações familiares

A principal causa do desaparecimento das empresas familiares é a ausência do planejamento

CURITIBA, 23/10/2014 - Curitiba irá sediar, no próximo dia 30 de outubro, o encontro que pretende reunir famílias empresárias preocupadas com a sucessão de seus negócios. O 6º Simpósio de Sucessão em Empresas Familiares e de Governança Corporativa terá palestras, apresentação de cases de sucesso e mesa redonda de debates, com o principal intuito de despertar nas famílias empresárias a preocupação com a temática da sucessão, já que a principal causa do desaparecimento das empresas familiares no Brasil e no mundo é a ausência do planejamento da sucessão dos negócios.

Segundo Luciano Anghinoni, palestrante e sócio da Alliance Governança e Família, organizadora do Simpósio, “estimativas mundiais demonstram que apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração da família; e que menos de 10% chegam à terceira”, afirma.

A programação do Simpósio inclui os temas: “Sucessão do Patrimônio da Família Empresária”, ministrado por Luciano Anghinoni (advogado, especialista em estratégias Societárias e Planejamento Sucessório); “Sucessão de Gerações na Empresa Familiar”, ministrado por Telmo Schoeler (administrador, especialista em sucessão empresarial e Governança Corporativa); “A influência da cultura família e dos aspectos comportamentais no sucesso do processo de sucessão empresarial”, ministrado por Susana Falchi (administradora de empresas, especialista em comportamento organizacional), o case da Artecola, ministrado por Eduardo R. Kunst (presidente-executivo da empresa e terceira geração da família no negócio), o case da Biguaçu Transportes, ministrado por Leo Mauro Xavier Filho (presidente-executivo da empresa e terceira geração da família no negócio); e a mesa redonda com perguntas e debates, que será mediada por Ricardo Lopes de Moraes (advogado e conselheiro pelo IBGC).  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de outubro pelo fone (41) 3018-0011. As vagas são limitadas. O evento acontece no Hotel Tulip Inn, localizado na Avenida Manoel Ribas, 5480, Santa Felicidade, das 14h às 18h.

SOBRE A ALLIANCE GOVERNANÇA E FAMÍLIA: A Alliance é uma consultoria especializada na implementação de projetos de planejamento patrimonial e sucessório para famílias empresárias e na implementação de modelos de governança corporativa para empresas familiares. O principal objetivo da consultoria é prestar serviços de assessoramento das famílias empresárias no processo de transição do patrimônio e de seus negócios entre as diversas gerações da família, viabilizando, assim, condições favoráveis para a perpetuação do patrimônio e a manutenção da coesão familiar. Informações: www.alliancegf.com.br ou (41) 3018-0011.