« Voltar

10/04/2014

Sinduscon-PR, Alliance e Strategos realizam Workshop em Curitiba

A sucessão do negócio e do patrimônio nas empresas familiares foi o tema do evento

No dia 10/04/2014, o Sinduscon-PR realizou para seus associados Workshop entitulado "DESAFIOS NA SUCESSÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES", com o objetivo de sensibilizar as famílias empresárias para a temática da sucessão patrimonial e empresarial.

A realização do evento foi fruto da parceria entre o sindicato e as consultorias de negócios especializadas em empresas familiares Alliance Governança e Família e Strategos Strategy e Management.

Na primeira parte do Workshop, Luciano Anghinoni, da Alliance, tratou do planejamento da sucessão do patrimônio, demonstrando por meio de casos concretos como as melhores práticas de governança patrimonial tendem a perenizar os ativos familiares. Segundo Anghinoni "a coesão familiar é o objetivo principal do planejamento, que viabiliza melhor atendimento e tratamento das expectativas de herdeiros, evitando assim longas discussões na justiça, que muitas vezes depreciam o patrimônio e até paralisam a gestão dos negócios". O palestrante ainda ressaltou aspectos relacionados à eficiência fiscal dos ativos, bem como aspectos societários.

Na segunda parte, Telmo Schoeler, da Strategos, abordou fatores críticos de sucesso no processo de sucessão de gerações na gestão das empresas familiares. Para Schoeler, "é preciso responder se os herdeiros do negócio tem motivação e perfil para assumir a gestão do negócio e a partir daí trilhar um caminho de preparação do sucessor" e, por fim, ressaltou que "o planejamento deve ocorrer preferencialmente em tempos de paz, pois em tempos de gerra as soluções são mais difícieis de serem implementadas".

Estiveram no evento fundadores, herdeiros e executivos de empresas familiares do ramo da construção civil paranaense.